segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Atividades didáticas diferenciadas na Escola General Osório

A Escola Estadual de Educação Básica General Osório, em parceria com o IFRS – Campus Ibirubá participa do PIBID ( Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ) desde 2014, oportunizando a inserção de acadêmicos de Matemática no seu contexto. Os bolsistas, sob a coordenação de um docente do Curso Superior e supervisão da professora regente, desenvolvem monitorias e atividades didáticas diferenciadas trazendo contribuições ao Ensino da Matemática através do “Subprojeto de Matemática, Recursos e Práticas motivadoras e suas diferentes formas de comunicação no Ensino da matemática”.

As Monitorias têm a finalidade de auxiliar no atendimento individualizado, prática relevante às aulas deste componente curricular. O aluno tem oportunidade de esclarecer as dúvidas com prontidão, uma vez que não dispõe apenas do professor na sala de aula.

Reuniões periódicas oportunizam estudos, planejamentos e discussões entre acadêmicos, professora supervisora e coordenador(a) do Programa. Os futuros professores (bolsistas) planejam atividades a serem desenvolvidas, que caminham entre experimentos, a ludicidade e os recursos tecnológicos contemplando conteúdos previstos ou até mesmo conceitos prévios necessários. Sempre na intenção de contribuir e favorecer o aprendizado. Entendemos que ambas as partes (licenciandos e docentes ) terão ganhos através das trocas. Os saberes acadêmicos integrados a vivências escolares, encaminham à formação de um profissional conhecedor e consciente de sua missão de educador.

Acreditamos que, construir gráficos utilizando aplicativos, revisar ou fixar conteúdos através de jogos matemáticos, aplicar atividades didáticas diferenciadas para a resolução de problemas tragam um novo estímulo ao aluno, auxiliando no desenvolvimento de habilidades e competências, desde que as atividades sejam bem planejadas e orientadas.

Para nós, professores supervisores, a participação no PIBID  por meio de uma Instituição de Ensino Superior ( IFRS – Câmpus Ibirubá ) oportuniza acréscimos à prática pedagógica e possibilita importante apoio na superação de dificuldades encontradas em sala de aula. Acredito que a proximidade ( suporte ) dos cursos de Graduação às Escolas públicas de Educação Básica é que farão a diferença na formação continuada de seus docentes.

Por sua vez, a professora titular e a Escola contribuirão com o Programa:
• propiciando aos licenciandos conhecer o cotidiano da sala de aula e da Escola;
• interagindo com os acadêmicos de forma a acrescentar a sua formação através dos conhecimentos pedagógicos, das vivências e experiências enquanto docente da Educação Básica;
• oportunizando aos licenciandos desenvolverem as práticas que contribuirão à rotina escolar.

Através do desempenho e participação das turmas percebe-se a relevância do vínculo entre Escola de Educação Básica e Instituição de Ensino Superior, apoiando  na superação das dificuldades   do componente curricular e em busca de um ensino de qualidade, considerando os desafios da educação atual, principalmente no ensino da Matemática.




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