Uma das ações realizadas pelas bolsistas do PIBID é desenvolver
atividades diferenciadas para abordar o conteúdo de Matemática. Essas atividades
exigem do acadêmico uma postura crítica, reflexiva e investigativa procurando
organizar os trabalhos com metodologias que contemplam atividades lúdicas,
jogos, desafios e utilização de tecnologias.
O projeto é desenvolvido na Escola Estadual de Educação
Básica General Osório, no município de Ibirubá, em turmas do 1º ano do Ensino
Médio.
A professora supervisora Elisabeth Karst trabalhou a função
quadrática e a partir desse conteúdo elaboramos uma gincana.
Objetivos específicos da gincana da função quadrática:
- Revisar os conceitos relacionados a função do segundo grau;
- Revisar as fórmulas e suas aplicações;
- Promover a troca de saberes através do trabalho em duplas.
Desenvolvimento:
Os alunos foram divididos em duplas e receberam placas com
as letras A, B, C, D. As bolsistas projetavam as questões e os alunos trocavam
os saberes nas suas duplas, desenvolviam os cálculos no caderno e ao final do
tempo estabelecido pelas bolsistas as duplas tinham que levantar a placa com a
opção escolhida. Para definir a pontuação jogamos um dado e o número tirado
definia o valor da questão, a classificação se dava pela soma da pontuação de
cada dupla. Ao final da gincana os alunos entregaram um bilhete citando
aspectos que a atividade contribuiu para a melhora de seus conhecimentos.
A atividade foi muito produtiva, os alunos foram muito participativos,
questionavam quando tinham dúvidas, as bolsistas e a professora supervisora revisaram
alguns conceitos que os alunos não haviam entendido e através dessa atividade
descobrimos dúvidas que restavam sobre o conteúdo e que não imaginávamos.
Relatos dos alunos:
Fotos:
Fonte: Profª Elisabeth Karst (2019) |
Fonte: Profª Elisabeth Karst (2019) |
Fonte: Profª Elisabeth Karst (2019) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário