quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Gincana da função quadrática


Uma das ações realizadas pelas bolsistas do PIBID é desenvolver atividades diferenciadas para abordar o conteúdo de Matemática. Essas atividades exigem do acadêmico uma postura crítica, reflexiva e investigativa procurando organizar os trabalhos com metodologias que contemplam atividades lúdicas, jogos, desafios e utilização de tecnologias.
O projeto é desenvolvido na Escola Estadual de Educação Básica General Osório, no município de Ibirubá, em turmas do 1º ano do Ensino Médio.
A professora supervisora Elisabeth Karst trabalhou a função quadrática e a partir desse conteúdo elaboramos uma gincana.

Objetivos específicos da gincana da função quadrática:
  • Revisar os conceitos relacionados a função do segundo grau;
  • Revisar as fórmulas e suas aplicações;
  • Promover a troca de saberes através do trabalho em duplas.


Desenvolvimento:
Os alunos foram divididos em duplas e receberam placas com as letras A, B, C, D. As bolsistas projetavam as questões e os alunos trocavam os saberes nas suas duplas, desenvolviam os cálculos no caderno e ao final do tempo estabelecido pelas bolsistas as duplas tinham que levantar a placa com a opção escolhida. Para definir a pontuação jogamos um dado e o número tirado definia o valor da questão, a classificação se dava pela soma da pontuação de cada dupla. Ao final da gincana os alunos entregaram um bilhete citando aspectos que a atividade contribuiu para a melhora de seus conhecimentos.

A atividade foi muito produtiva, os alunos foram muito participativos, questionavam quando tinham dúvidas, as bolsistas e a professora supervisora revisaram alguns conceitos que os alunos não haviam entendido e através dessa atividade descobrimos dúvidas que restavam sobre o conteúdo e que não imaginávamos.

Relatos dos alunos:


Fotos:

Fonte: Profª Elisabeth Karst (2019)

Fonte: Profª Elisabeth Karst (2019)

Fonte: Profª Elisabeth Karst (2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário