segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Jogo de Damas Adaptado

JOGO DE DAMAS ADAPTADO
Encontramos no armário de atividades já aplicadas no projeto um jogo de damas que trabalhava Funções de 2° Grau, a fim de aprimorar o conhecimento dos alunos de forma coerente com o conteúdo trabalhado em sala de aula, adaptamos o jogo.
Trouxemos a eles a revisão de situações problemas as quais os alunos demonstravam algumas dificuldades, ainda mantendo o foco em Funções de 2° Grau.

Objetivos específicos:
  • Trabalhar com questões de revisão;
  • Estimular o raciocínio;
  • Incentivar o trabalho em grupo, mesmo se tratando de um jogo competitivo;
  • Desenvolver métodos próprios de resolução.

Desenvolvimento:
A turma foi divida em duplas, onde cada uma delas recebeu um tabuleiro (contendo 48 casas, pretas e brancas), 18 peças enumeradas e duas tabelas contendo questões enumeradas de 1 a 9 para serem resolvidas.
As peças foram divididas em duas cores e enumeradas de 1 a 9. Cada peça contém uma questão correspondente ao seu número na tabela de sua respectiva cor.
O jogo foi praticado entre os dois jogadores com nove peças de um lado do tabuleiro e nove peças do outro e o objetivo era eliminar todas as peças do adversário. Para conseguir eliminar a peça do adversário, o jogador resolvia a questão correspondente a peça que desejava eliminar, as respostas das questões estavam escritas atrás das peças para que os próprios alunos pudessem conferir.
Durante a realização da atividade a turma se demonstrou muito focada no jogo. Ao longo do trabalho dentro do projeto, percebemos que jogos que estimulam a competitividade entre os alunos são os mais apreciados pelos mesmo. Sempre lembrando que deixamos os alunos na total liberdade de escolherem o grupo com quem realizariam as atividades propostas, o que também os deixavam a vontade e fazia com que seu desempenho melhorasse a cada atividade realizada.

Fotos:


 
Fonte: Profª Elisabeth Karst (2019)

Fonte: Profª Elisabeth Karst (2019)

Fonte: Profª Elisabeth Karst (2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário