segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Dominó da função quadrática

Em outubro de 2018 desenvolvemos um dominó para reforçar o conteúdo estudado sobre função quadrática. Selecionamos 15 questões com respostas, a professora Elisabeth Karst e a coordenadora Vanussa G. D. de Souza nos auxiliaram e fizeram as correções, montamos um jogo para teste, jogamos e enfim confeccionamos as peças em papel colorido e revestidas com contact para que possam ser utilizadas por outras turmas.

Objetivos específicos do dominó da função quadrática:
  • Revisar, de forma lúdica, a função do segundo grau;
  • Identificar as raízes e o vértice da parábola;
  • Representar o gráfico da função quadrática.
Desenvolvimento:
Os alunos foram organizados em duplas e receberam um dominó com 15 peças, cada um recebeu 7 peças e a peça restante iniciava o jogo. Cada peça foi dividida em 2 partes, contendo de um lado a resposta de uma questão e do outro lado uma questão. Enquanto os alunos resolviam as questões, as bolsistas e a professora Elisabeth auxiliavam os mesmos. Ganhava o jogo quem terminasse suas peças primeiro.

Os alunos se envolveram na atividade e foram muito participativos, percebemos o interesse pela atividade diferenciada que lhes apresenta o conteúdo já trabalhado na aulas anteriores, porém com uma abordagem diferente. A prática de jogos torna interessante o conteúdo porque traz desafios e possibilita que cada um encontre diferentes resoluções para a mesma questão.

Peças do dominó:

O gráfico da função f, de R em R, definida por f(x) = x2 + 3x - 10, intercepta o eixo das abscissas nos pontos A e B. Esboce o gráfico e em seguida assinale a distância AB:

    

       (0,5; 0) e (1;  0)
A representação cartesiana da função é a parábola abaixo. Tendo em vista esse gráfico, podemos afirmar que:    



6
Ao desenvolvermos o esboço do gráfico da Função do 2º grau, 
y  =  2x2  - 3x  + 1,  obteremos uma parábola. Os zeros da função são:

1
A temperatura t de uma estufa (em graus Celsius) é determinada,em função da hora h do dia, pela expressão t = -h² + 22h – 85. Qual é a temperatura máxima?

(1,3)

O vértice da parábola y = 2x- 4x + 5 é o ponto




7
O gráfico da função f, de R em R, definida por f(x) = -x2 + 2x + 8, intercepta o eixo das abscissas nos pontos A e B. Esboce o gráfico e em seguida assinale a distância AB:


V (2,5;  2,75)
Ponto mínimo

Dada a função do 2º grau
y = - x2 + 7x - 12, localize as coordenadas do vértice e o ponto mínimo ou o ponto máximo.


a > 0, ∆ > 0, c < 0
 Dada a funções do 2º grau
y = x2 - 5x + 9, localize as coordenadas do vértice e o ponto mínimo ou o ponto máximo.

(0,0)

A distância do vértice da parábola
 y = -x+ 8x - 17 ao eixo das abscissas é

16


Qual o ponto que na função
y = 4x² + x, intercepta o eixo das ordenadas?
     

36


A representação cartesiana da função é a parábola abaixo. Tendo em vista esse gráfico, podemos afirmar que:

9

Se o vértice da parábola dada por
y = x2 - 4x + m é o ponto (2, 5), então o valor de m é



5
Em geral, a trajetória da bola em um chute descreve uma parábola. Supondo que a altura h (em metros) em que a bola se encontra, t segundos após o chute, seja dada pela fórmula h (t) = -t2 + 8t, determine a altura máxima que o objeto atingiu.


               V (3,5; 0,25)
Ponto Máximo
Em uma partida de futebol, a cobrança de uma falta lança a bola em uma trajetória tal, que a altura “h”, em metros, varia com o tempo “t”, em segundos, de acordo com a fórmula:      h(t) = - t2 + 10 t. Em que instante a bola atinge a altura máxima?


(1; 0) e (- ;  0)
Ao desenvolvermos o esboço do gráfico da Função do 2º grau, 7x² -  = 5+  obteremos uma parábola. Os zeros da função são:


a < 0, ∆ > 0, c > 0



Fotos:
Fonte: Prof ª Elisabeth Karst (2018)

Fonte: Profª Elisabeth Karst (2018)

Fonte: Profª Elisabeth Karst (2018)

Fonte: Profª Elisabeth Karst (2018)

Fonte: Profª Elisabeth Karst (2018)

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