Em outubro de 2018 desenvolvemos um dominó para reforçar o conteúdo estudado sobre função quadrática. Selecionamos 15 questões com respostas, a professora Elisabeth Karst e a coordenadora Vanussa G. D. de Souza nos auxiliaram e fizeram as correções, montamos um jogo para teste, jogamos e enfim confeccionamos as peças em papel colorido e revestidas com contact para que possam ser utilizadas por outras turmas.
Objetivos específicos do dominó da função quadrática:
- Revisar, de forma lúdica, a função do segundo grau;
- Identificar as raízes e o vértice da parábola;
- Representar o gráfico da função quadrática.
Desenvolvimento:
Os alunos foram organizados em duplas e receberam um dominó com 15 peças, cada um recebeu 7 peças e a peça restante iniciava o jogo. Cada peça foi dividida em 2 partes, contendo de um lado a resposta de uma questão e do outro lado uma questão. Enquanto os alunos resolviam as questões, as bolsistas e a professora Elisabeth auxiliavam os mesmos. Ganhava o jogo quem terminasse suas peças primeiro.
Os alunos se envolveram na atividade e foram muito participativos, percebemos o interesse pela atividade diferenciada que lhes apresenta o conteúdo já trabalhado na aulas anteriores, porém com uma abordagem diferente. A prática de jogos torna interessante o conteúdo porque traz desafios e possibilita que cada um encontre diferentes resoluções para a mesma questão.
Peças do dominó:
O gráfico da função f,
de R em R, definida por f(x) = x2 + 3x - 10, intercepta o eixo das
abscissas nos pontos A e B. Esboce o gráfico e em seguida assinale a
distância AB:
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(0,5;
0) e (1; 0)
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A
representação cartesiana da função é a parábola abaixo. Tendo em vista esse
gráfico, podemos afirmar que:
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6
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Ao
desenvolvermos o esboço do gráfico da Função do 2º grau,
y = 2x2 - 3x
+ 1, obteremos uma parábola. Os
zeros da função são:
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1
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A temperatura t de uma estufa (em graus Celsius) é determinada,em
função da hora h do dia, pela expressão t = -h² + 22h – 85. Qual é a
temperatura máxima?
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(1,3)
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O vértice da parábola y = 2x2 -
4x + 5 é o ponto
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7
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O gráfico da função f,
de R em R, definida por f(x) = -x2 + 2x + 8, intercepta o eixo das
abscissas nos pontos A e B. Esboce o gráfico e em seguida assinale a
distância AB:
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V
(2,5; 2,75)
Ponto
mínimo
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Dada a função do 2º grau
y = - x2 + 7x - 12, localize as coordenadas do vértice e o ponto mínimo ou o ponto
máximo.
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a > 0, ∆ > 0, c < 0
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Dada a funções
do 2º grau
y = x2 - 5x + 9, localize as
coordenadas do vértice e o ponto mínimo ou o ponto máximo.
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(0,0)
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A distância do vértice da parábola
y = -x2 +
8x - 17 ao eixo das abscissas é
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16
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Qual o ponto que na função
y = 4x² + x, intercepta o eixo das ordenadas?
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36
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A
representação cartesiana da função é a parábola abaixo. Tendo em vista esse
gráfico, podemos afirmar que:
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9
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Se o vértice da parábola dada por
y = x2 - 4x + m é o ponto (2, 5), então o
valor de m é
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5
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Em
geral, a trajetória da bola em um chute descreve uma parábola. Supondo que a
altura h (em metros) em que a bola se encontra, t segundos após o chute, seja
dada pela fórmula h (t) = -t2 + 8t, determine a altura
máxima que o objeto atingiu.
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V (3,5; 0,25)
Ponto
Máximo
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Em
uma partida de futebol, a cobrança de uma falta lança a bola em uma
trajetória tal, que a altura “h”, em metros, varia com o tempo “t”, em segundos,
de acordo com a fórmula: h(t) = -
t2 + 10 t. Em que instante a
bola atinge a altura máxima?
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(1; 0) e (- ; 0)
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Ao desenvolvermos o esboço do gráfico da Função do
2º grau, 7x² - = 5+ obteremos uma parábola. Os
zeros da função são:
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a
< 0, ∆ > 0, c > 0
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Fotos:
Fonte: Prof ª Elisabeth Karst (2018) |
Fonte: Profª Elisabeth Karst (2018) |
Fonte: Profª Elisabeth Karst (2018) |
Fonte: Profª Elisabeth Karst (2018) |
Fonte: Profª Elisabeth Karst (2018) |
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