segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Elaboração de situação-problema que descreva uma Função Afim


No intuito de desenvolvermos uma atividade diferenciada sobre o conteúdo de Função Afim, pedimos que os alunos elaborassem uma situação-problema envolvendo a função do primeiro grau.

Objetivos da atividade:
  • Revisar o conteúdo relacionado as funções;
  • Relacionar função afim com uma situação do dia-a-dia;
  • Reforçar o entendimento sobre variável dependente e independente;
  • Incentivar a troca de experiências entre os alunos.
Desenvolvimento:
Os alunos realizaram a atividade em duplas para que pudessem trocar conhecimentos. Foi distribuída folha impressa com orientações sobre a atividade. Os alunos conversaram e elaboraram uma situação-problema que descrevia uma função afim, utilizando valores reais. 
A partir da situação elaborada, formaram uma tabela contendo 5 valores que relacionava os valores das variáveis dependente e independente. Após, definiram o que é dado em função de que, a variável dependente, a variável independente e a lei da função. O grupo atribuiu um valor para a variável independente para obter o valor correspondente da variável dependente, depois atribuiu um valor para a variável dependente e obteve o valor da variável independente. Utilizando os valores da tabela, representaram em forma de diagrama e construíram o gráfico da função.
Após a conclusão, os grupos fizeram um cartaz com as informações do trabalho, que foi exposto na escola.
Todos os alunos participaram ativamente da atividade. Solicitaram a ajuda das bolsistas a todo momento, principalmente na construção do gráfico, pois eles haviam tido apenas uma aula sobre o conteúdo, antes da aplicação da atividade. As situações-problema elaboradas foram muito criativas, eles usaram exemplos de suas realidades do dia-a-dia, questionaram pai, mãe, parentes. Foi uma atividade muito produtiva. A professora titular utilizou a atividade como forma de trabalho e os alunos receberam pontuação.

Questões utilizadas durante a atividade:


Relatos dos alunos:




Fotos:

Fonte: Profª Elisabeth Karst (2019)

Fonte: Profª Elisabeth Karst (2019)

Fonte: Profª Elisabeth Karst (2019)




Nenhum comentário:

Postar um comentário